Literatura

17/01/2005

Isaac Asimov

               Provavelmente seguindo na onda do lançamento do filme (e do DVD, mais recentemente), há no mercado algumas reedições de livros deste autor russo-americano. Um dele, bastante recomendável, é a Trilogia Fundação. Esse livro foi escrito como pequenos contos, posteriormente unidos em 3 livros e depois em um livro apenas (por isso o livro é a Trilogia). Ele apresenta uma história baseada em uma ciência chamada de psico-história : previsões do desenvolvimento histórico através de análises psicológicas. Através dessa ciência o seu maior pesquisador, Hari Seldon, prevê que o império galático está à beira da destruição, e calcula que haverá um período de 30.000 anos de barbárie antes que o universo novamente se estabilize. Mas, usando a mesma ciência que prevê esse triste quadro, ele arquiteta uma solução que reduzirá esse período para apenas 1000 anos. É claro que um mutante poderoso não poderia ser previsto pela lógica. Mas por isso foi criada outra fundação, "do outro lado da galáxia"...

               Uma leitura cativante, que nos leva a um mundo novo e interessante. Para quem conhece um pouco a obra de Asimov, pode se notar a influência de John Wood Campbell Jr, editor de uma importante revista de ficção científica da época e "tutor" de Asimov. Este, a princípio, pensava em escrever uma história sobre a glória e queda do império romano. Foi quando Campbell discutiu a idéia com ele que surgiu a idéia de escrever uma história parecida, mas sobre o império galático. Aliás, as 3 leis da robótica (robótica foi um termo criado por Isaac Asimov) foram criadas da mesma maneira, em um "brainstorm" com Campbell.

               Para os que querem mais, há mais 4 livros da "série", mas escritos muito depois (dois deles se passam antes e dois depois da história da fundação). Mesmo assim, recomendo que se leia primeiro Fundação, depois quem gostar muito, deve ler "Prelúdio à Fundação", "Crônicas da Fundação", "Fundação II" e "Fundação e a Terra". Há outros livros que, apesar de não serem da "série" se baseiam nos mesmo universo que estes : "As Correntes do Espaço", "Poeira de Estrelas" e "827 Era Galáctica". São histórias totalmente independentes, além de não fazerem falta à história de "Fundação".

               E é claro que há muitos outros, já que Asimov escreveu centenas de livros durante toda a sua vida. "O Cair da Noite", por exemplo, é o conto de ficção científica mais premiado de todos os tempos. Porém é uma história que não tem apelo para um filme, quem quiser saber do que se trata, vai ter que ler ...

07/01/2005

Douglas Adams

               Preparando os motores para o lançamento no cinema de um filme baseado no livro "O Guia Mochileiro das Galáxias", sugiro a leitura deste e dos outros 3 livros de Douglas Adams :

O Restaurante do fim do Universo

Até mais, e obrigado pelos peixes !

Vida, Universo e tudo o mais

Assim como todos os outros escritores de ficção científica, Douglas cria um universo com características especiais. Mas é quem cria o universo mais engraçado. Naves espaciais movidas a "improbabilidade infinita" ou camufladas por campos POP (Problema de Outra Pessoa). Destaque para Marvin, o robô neurótico. O humor é bastante britânico, e quem conhece os clássicos de Monty Pithon vai identificar muitas coisas (há dois prédios que voam, por exemplo).

É uma leitura leve e divertida, os livros podem ser lidos em qualquer ordem, porém acompanhar a sequencia acima (Guia, Restaurante, Até mais e Vida) é recomendado.

 

Home Page